Nossa causa
Existimos para combater a desnutrição infantil!
Nascemos para proteger crianças da desnutrição causada pela fome, possibilitando que elas desenvolvam em sua totalidade seu capital humano.
Existimos porque, infelizmente, ainda hoje, a desnutrição infantil adoece, empobrece e mata! Ela ainda é o distúrbio nutricional mais comum nos países em desenvolvimento. Estima-se que mais da metade das mortes de menores de 5 anos de idade nesses países se relacione direta ou indiretamente com a fome e a desnutrição.
Por isso estamos em diferentes culturas e línguas, como uma resposta de transformação social e não apenas assistencial. E, para nós, cada criança conta!
Combatemos a desnutrição
A desnutrição é evitável e pode sim ser sistematicamente tratada.
Os ganhos obtidos com o tratamento e a erradicação da desnutrição em termos de progresso, produtividade, bem-estar e felicidade são incalculáveis!
Mas, precisamos de todos! Somente com uma mobilização conjunta de governos, sociedade civil, iniciativas privadas e universidades alcançaremos um mundo com crianças sem fome.
Governança
A Casa Nutri é um projeto da “Associação Be a Child”, uma organização não governamental com sede no Brasil e voluntários em vários países do mundo. A Be a Child tem como objetivo promover ações estratégicas para o cuidado de crianças desde a sua concepção até a completude da Primeira Infância (do 0 aos 6 anos de idade), baseadas em intervenções integrais, que propiciem desenvolvimento social.
Somos administrados por uma diretoria e conselhos administrativo e fiscal não remunerados, compostos por técnicos com competência e muitos com expertise internacional.
Nossa história
Era 2014 quando médicos, enfermeiros e profissionais voluntários de outras áreas de interesse coletivo se reuniram, abriram mão de sua zona de conforto e, ao acreditar que eram a resposta para muitos, criaram a primeira unidade de nossos centros de recuperação e educação nutricional. A chamada “Casa Nutrir” surgia em Nampula, Moçambique, em parceria com o CECORE (Centro de Corredores do Reino).
De lá para cá, a Casa Nutri traz na bagagem muito aprendizado, trabalho, parceria e taxas de êxito global de 85% no combate à desnutrição infantil, que nos permitiram chegar a países como Nepal (onde enfrentamos o “enigma asiático”), Níger (país com pior índice de desenvolvimento humano do mundo) e Angola. São dezenas de unidades Casa Nutri que beneficiam simultaneamente centenas de crianças desnutridas e gestantes com baixo peso em situação de extrema pobreza.